ESTUDO REGIONAL DO SUDOESTE DA BAHIA


VERANILZA BATISTA RIBEIRO
Diretor: Dr. José Luiz Luzón

Desarrollo Social y Regional
Doutorado em Planificacion Territorial y Gestión Ambiental
Parceria Universidade de Barcelona e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Fonte: Google imagens, jan./2009.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

VEGETAÇÃO


A vegetação da Região Sudoeste encontra-se bastante descaracterizada devido à ação antrópica, substituída por culturas, pastagens ou vegetações secundárias. Os remanescentes florestais estão restritos a pequenas áreas, principalmente nos trechos mais elevados, nas áreas com forte inclinação e alguns fundos de vales.
As regiões de coberturas vegetais naturais presentes na região são: Estepe (Caatinga); Floresta ombrófila densa; Floresta Estacional Semidecidual; Floresta Estacional Decidual; Áreas de Tensão Ecológica (Figura 04) .


Figura 06: Mapa Fitoclimático da Folha SD 24 Salvador
Fonte: RADAMBRASIL, 1981

ESTEPE ( Caatinga)

É composta por espécies xerófitas, adaptadas às condições climáticas. É considerada pelo Projeto RADAMBRASIL “como homóloga da Estepe Africana (...) pode ser caracterizada como sendo uma vegetação lenhosa e decidual, composta por muitas fanerófitas espinhentas, cactáceas suculentos áfilas e com tufos eventuais de gramíneas.

FLORESTA OMBRÓFILA DENSA

É constituída por fanerófilas ombrófilas sem resistência à seca, geralmente apresentando gemas foliares desprotegidas. Apresenta folhas sempre verdes, as árvores apresentam estratos que variam entre 20 e 30 metros. Ocupa áreas próximas ao litoral, com curto período seco temperaturas acima de 25º C. É dividida em três formações: Aluvial, Terras Baixas e Submontana.

FLORESTA ESTACIONAL – O conceito ecológico está ligado ao clima e suas estações uma chuvosa e outra seca. Apresenta-se como Floresta Estacional Decidual ou Semidecidual.

Floresta Estacional Decidual

Apresenta dois estratos, sendo que o superior possui menor adendasamento de árvores, que podem atingir 30 metros de altura e o inferior mais denso com altura em torno de 20 metros. A submata também é decidual, apresentando grande número de formas biológicas terófitas, geófitas e hemicriptófitas e plantas graminóides.

Floresta Estacional Semidecidual

É constituída por fanerófitas que possui as gemas foliares protegidas da seca, sendo que as folhas adultas são escrelófilas ou membranécias deciduais. Caracteriza-se pela estacionalidade das folhagens das árvores mais altas, que se apresentam sempre verdes juntamente com os componentes das submatas.

ÁREAS DE TENSÃO ECOLÓGICA – São áreas de transição climática, que também podem coincidir duas formações geológicas diferentes, existindo uma faixa de transição entre as os domínios florísticos, um contato que pode resultar em endemismos. São dois tipos de contato: ecótono – localizado em áreas de transição entre climas e encrave – localizado em áreas que além da mudança climática há também disjunções florísticas.

ÁREAS DE OCORRÊNCIA DA VEGETAÇÃO NA REGIÃO SUDOESTE


Tabela 01: Distribuição da vegetação na Região Sudoeste
Fonte: PDRS Sudoeste da Bahia, 1999.

Um comentário:

Fernando Botelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.