ESTUDO REGIONAL DO SUDOESTE DA BAHIA


VERANILZA BATISTA RIBEIRO
Diretor: Dr. José Luiz Luzón

Desarrollo Social y Regional
Doutorado em Planificacion Territorial y Gestión Ambiental
Parceria Universidade de Barcelona e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Fonte: Google imagens, jan./2009.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

HIDROGRAFIA

Ao norte o Planalto dos Geraizinhos, separa as águas do Médio Rio Paraguaçu e do Alto Rio Jiquiriçá (que faz parte da bacia do Recôncavo Sul), e este, das do Médio Rio de Contas. Ao Sul, é divisor entre as bacias do Alto e Médio Rio Pardo e a do Médio Rio de Contas e entre a do Alto Rio Pardo e a do Médio Rio Jequitinhonha. Esta unidade em sua maior extensão é banhada pelos afluentes da bacia do Rio Pardo e do Rio Jiquiriçá (Recôncavo Sul). O Rio Pardo atravessa a unidade próximo ao centro de sua porção meridional, no limite sul de Cândido Sales, no sentido oeste-leste.
O Rio de Contas, nos domínios do Pediplano Sertanejo, avança transversalmente, dividindo praticamente ao meio e drenando a maior parte do Maciço Central, que tem ainda o setor extremo norte drenado pelo Rio Jiquiriçá e alguns de seus afluentes, geralmente intermitentes. Certos vales de pequenos afluentes são suspensos, como aqueles correspondentes aos tributários do Rio Jequiezinho, posicionado em outro setor da mesma unidade, constituindo um dos melhores exemplos de curso adaptado a falhas.
As Serras Marginais são drenadas pelo Rio das Pedras e outros afluentes menores do Rio de Contas, todos intermitentes.
Nos Patamares do Médio Rio de Contas a drenagem é realizada pelos afluentes da margem direita do Rio de Contas, com destaque para o Rio Gavião, todos com regime intermitente.
O Pediplano Sertanejo é drenado na Região Sudoeste, pelo Rio de Contas e, em uma pequena faixa, pelo Riacho Cacha, um afluente do Rio Paraguaçu. O Rio de Contas e seus tributários intermitentes – Rio Jacaré pela margem esquerda e Rio Gavião na margem direita – delimitam a Região a oeste. Apenas o Rio de Contastem regime permanente.
A drenagem no Pediplano do Alto Rio Pardo é feita por afluentes da bacia do Rio Gavião, todos intermitentes.
A unidade Piemonte Oriental do Planalto de Vitória da Conquista apresenta uma drenagem muito densa, constituída por pequenos cursos de água, intermitentes em sua maioria e integrantes das bacias dos Rios Pardo e Jequitinhonha.
A drenagem da Depressão de Itabuna- Itapetinga é realizada pelas bacias dos Rios Pardo, Jequitinhonha e Colônia.
Os trechos mais baixos das Serras e Maciços Pré-Litorâneos são formados por vales resultantes da acumulação fluvial dos Rios Salgado, Novo e do Ouro, sendo, os dois últimos, afluentes do Gongogi que, juntamente com outros tributários e o Rio Colônia, formam a rede de drenagem desta unidade na Região Sudoeste.

De Região Sudoeste da Bahia

Figura 05 - Região Sudoeste – Hidrografia
Fonte: SEI – BA
Org.: Altemar Rocha, 2008

Nenhum comentário: