ESTUDO REGIONAL DO SUDOESTE DA BAHIA


VERANILZA BATISTA RIBEIRO
Diretor: Dr. José Luiz Luzón

Desarrollo Social y Regional
Doutorado em Planificacion Territorial y Gestión Ambiental
Parceria Universidade de Barcelona e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Fonte: Google imagens, jan./2009.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

CRESCIMENTO POPULACIONAL E ESTRUTURA POR IDADE

CRESCIMENTO POPULACIONAL

Por ter um povoamento considerado lento desde a sua ocupação a Região Sudoeste, pode ser considerada um espaço pouco denso, que apesar de atualmente apresentar densidade demográfica maior que o Estado apresenta diferenças consideráveis entre os municípios. Isso pode ser explicada pela configuração territorial da Região, que primeira metade do século XX, era formado por apenas 12 municípios, outros se emanciparam no decorrer dos anos 50, 60, 70 e 80.
Em 1980, a população da Região era composta por um contingente de 862.940 habitantes. No período intercensitário 1980/1991 esse número cresceu para 1.009.757 habitantes, entre 1991 e 2000 a população cresceu para 1.135.362 e em 2007 (segundo Contagem da População 2007 do IBGE) já se tem uma população estimada em 1.144.138. Numa comparação ao crescimento populacional do Estado apresentou em números relativos (aproximados) um crescimento moderado (Tabela 03).


Tabela 03: População e crescimento populacional da Bahia e da Região Sudoeste.
Fonte: IBGE: Dados dos Censos de 1970,1980,1991 e 2000.

Comparando o crescimento estadual a partir dos anos 70, observa-se um processo de crescimento diferenciado e inverso ao que ocorreu com a população da Região. Nas décadas 1970/1980 e 1980/1991, enquanto a Bahia apresentava um aumento populacional consideravelmente alto, o Sudoeste apresentava um crescimento abaixo do apresentado pelo Estado. Entretanto na década 1991/200 houve uma queda tanto no crescimento da população baiana quanto da Região Sudoeste. Em ambos os casos para números que passaram a se mostrar bem próximos, contudo o crescimento populacional do Estado decaiu muito mais, superado pelo aumento na Região (Figura 10).


Figura 10 - População e crescimento populacional da Bahia e da Região Sudoeste.

Fonte: IBGE - Dados dos Censos de 1970,1980,1991 e 2000.

Partindo para a análise do crescimento populacional no território da Região, é possível constatar que alguns municípios tiveram baixa na sua população e outros aumentaram consideravelmente a população, e esse fato envolve , situações distintas: de um lado figuram municípios mais populosos e de importância econômica maior, que se revelam como zonas de atração populacional como é o caso de Vitória da Conquista e Itapetinga e de outro os municípios menores que apresentam condições de estagnação ou de perda demográfica devido principalmente das precárias condições econômicas e sociais destacando os municípios de : Barra do Choça, Encruzilhada entre outros.

ESTRUTURA POR IDADE


Os dados estatísticos são importantes para o planejamento social, para Damianni “A composição por sexo e por idades da população, definida pelas pirâmides de idade, possibilita medir os efeitos da situação demográfica sobre as mentalidades, as condições de vida, o consumo.” (2001, p. 59). Além de possibilitar comparações entre as populações num determinado período de tempo e sua evolução. Na pirâmide etária apresenta-se a distribuição relativa por idade, a população neste caso da Região Sudoeste da Bahia , classificadas segundo critérios mais relevantes para fins de análise sócio-demográfica e de planejamento social: população infantil, população em idade escolar, população economicamente ativa e a população idosa.
Na pirâmide etária da Região Sudoeste com base em dados do Censo 2000 (Figura 11) é possível perceber os efeitos da queda da fecundidade . Percebe-se redução no número relativo de crianças nas primeiras idades e a tendência de crescimento do grupo de 10 a 14 anos. Caracterizando um processo de envelhecimento relativo da população: reduzindo desta maneira a população nas faixas etárias de crianças com menos de 10 anos de idade, é possível perceber uma população economicamente ativa considerável principalmente no grupo de pessoas que variam de 15 a 24 anos, além de uma expressiva população de pessoas com mais de 60 anos de idade resultado do aumento da expectativa de vida.


Figura 11– Pirâmide Etária da Região Sudoeste.
Fonte: IBGE - Censo 2000.

Nenhum comentário: