ESTUDO REGIONAL DO SUDOESTE DA BAHIA


VERANILZA BATISTA RIBEIRO
Diretor: Dr. José Luiz Luzón

Desarrollo Social y Regional
Doutorado em Planificacion Territorial y Gestión Ambiental
Parceria Universidade de Barcelona e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Fonte: Google imagens, jan./2009.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

APRESENTANDO A REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA

A Região Sudoeste está localizada entre 13º 02’ a 16° 00’ de Latitude Sul e 39° a 41°49’ de Longitude Oeste (Figura 01), é uma das 15 regiões econômicas do Estado da Bahia propostas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI - BA, a partir das décadas de 1980 (final) e de 1990. Onde se considerou os conceitos de regiões econômicas e influência urbana,”destinadas não só a fixação de unidades públicas regionais como de instituições de pesquisa e outros negócios privados”.(SANTOS, 2008 p.37).
Para Santos:

Sem sombra de dúvida, esta regionalização que denomina a região em torno de Vitória da Conquista de Região Sudoeste da Bahia é a de maior repercussão entre a sociedade regional. Fica evidente, por exemplo, no emprego da terminologia por instituições públicas e privadas como a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB; TV Sudoeste da Bahia; padarias, lojas de pneus entre outras. (SANTOS, 2008, p.37).


Figura 01: Localização da Região Sudoeste
Fonte: Sei – BA
Org.: Cláudia Cruz, 2008

Abrange 39 municípios baianos (Figura 02), possui uma área de 42.542,9 km² que corresponde a 7,5% do território baiano. Apresenta uma população estimada em 1.144.138 no ano de 2007, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que equivale a aproximadamente 8,13% da população do Estado da Bahia.

MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA

Os municípios da Região Sudoeste são: Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Cravolândia, Encruzilhada, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Irajuba,Itambé, Itapetinga,Itaquara, Itarantim,Itiruçu, Itororó, Jaguaquara, Jequié, Lafayette Coutinho,Lagedo do Tabocal, Macarani, Maiquinique,Manoel Vitorino, Maracás, Mirante, Nova Canaã, Planaltino, Planalto, Poções, Potiraguá, Ribeirão do Largo, Santa Inês, Tremedal e Vitória da Conquista. Com destaque para a cidade de Vitória da Conquista que é classificado como centro sub-regional muito importante.


Figura 02 – Regiões Econômicas da Bahia
Fonte: SEI – BA
Org.: Altemar Rocha, 2008

Um comentário:

Danilo Lázaro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.