ESTUDO REGIONAL DO SUDOESTE DA BAHIA


VERANILZA BATISTA RIBEIRO
Diretor: Dr. José Luiz Luzón

Desarrollo Social y Regional
Doutorado em Planificacion Territorial y Gestión Ambiental
Parceria Universidade de Barcelona e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Fonte: Google imagens, jan./2009.

domingo, 25 de janeiro de 2009

RELEVO


A Região Sudoeste apresenta uma faixa central mais elevada que se estende de norte a sul e é constituída por unidades geomorfológicas denominadas: Planalto dos Geraizinhos, Maciço Central, Serras Marginais e apresenta ainda outras unidades com menores altitudes formando degraus, são elas: Patamares do Médio Rio de Contas, Pediplano Sertanejo, Pediplano do Alto Rio Pardo situados a oeste e Piemonte Oriental de Vitória da Conquista, Depressão de Itapetinga, Serras e Maciços Pré-Litorâneos situados a leste (Figura 03).


Figura 03 – Região Sudoeste da Bahia – Unidades Geoambientais
Fonte: PDRS – Sudoeste, 2000.
Org.: Altemar Rocha,2008.

PLANALTO DOS GERAIZINHOS - Faz parte da Região dos Planaltos Cimeiros que compreende feições de relevo e formações que se individualizam, dentro do domínio dos Planaltos inundados, que abrange relevos desenvolvidos sobre áreas de depósitos continentais cenozóicos que encobrem ou mascaram as feições estruturais.
O Planalto dos Geraizinhos é uma grande área de relevos aplanados, que se distribui no extremo norte e sudoeste da Região, é interceptada ao centro pelo Maciço Central. Encontra-se em altitudes que podem variar de 600 a 1.000 metros, podendo ocorrem áreas que estão acima desta média como é o caso da Serra do Periperi, na cidade de Vitória da Conquista.
Pedologicamente, a quase totalidade do Planalto, ao sul, é composta por solo latossolo vermelho - amarelo álico. O restante é complementado por pequenos trechos de podzólico vermelho-amarelo eutrófico e latossolo vermelho-escuro . Ao norte, também predomina o latossolo vermelho-amarelo álico. Em pequenas faixas, encontram-se o latossolo vermelho-amarelo distrófico e o podzólico vermelho-amarelo distrófico.


MACIÇO CENTRAL – É parte da Região do Planalto Soerguido que é constituída de litologias do Pré-Cambriano Inferior, principalmente chanockitos e granada-biotita-gnaisses, do Domínio dos Planaltos Cristalinos.
O Maciço Central está totalmente dentro da Região Sudoeste, é a parte da mais elevada da faixa central, situa-se a noroeste e ao norte, interpondo-se no Planalto Geraizinhos, em altitudes que podem variar de 400 a 800m, podendo ocorrer topos residuais com 1.000 de altitude. A modelagem se apresenta de maneira uniforme e possui vales orientados em várias direções que formam uma intricada rede.
Os solos que predominam na porção norte da área são os do tipo latossolo vermelho- amarelo distrófico, latossolo vermelho-amarelo álico e uma pequena mancha de planossolo solódico eutrófico. Na porção maior disposta no centro da Região, prevalece o cambissolo eutrófico, seguido do podzólico vermelho-amarelo eutrófico.Em menor proporção, encontram-se solos do tipo litólico eutrófico, latossolo vermelho-amarelo distrófico e planossolo solódico eutrófico.

SERRAS MARGINAIS - É parte da Região do Planalto Soerguido, do Domínio dos Planaltos Cristalinos. Localizam-se imediatamente a leste do Maciço Central e ocupa uma extensa área no sentido longitudinal, com cerca de 180km. Encontra-se geralmente em altitudes superiores a 400m, entre 600 e 1.000m. Apresentando divisores de água quase sempre alongados, que acompanham a rede de drenagem.
A faixa oriental é quase totalmente constituída por solos latossolos vermelho- amarelo álico e uma pequena área de latossolo variação una álico e podzólico vermelhoamarelo eutrófico. A outra metade, a oeste, é também formada, em maior proporção, por podzólico vermelho-amarelo eutrófico, cambissolo eutrófico, e em menor proporção de podzólico vermelho-amarelo distrófico.

PATAMARES DO MÉDIO RIO DE CONTAS – Encontra-se na Região da Depressão Sertaneja no Domínio das Depressões Interplanálticas que abrange relevos evoluídos sobre rochas altamente metamorfizadas, áreas de escudos cristalinos que se caracterizam por terem se submetidos à ablação intensa nas quais predominam no modelado influências morfoclimáticas sobre as estruturas.
Os Patamares do Médio de Contas são duas grandes áreas separadas por uma faixa do Planalto dos Geraizinhos, que apresenta altitude pode variar entre 400 e 1.000m, sendo em geral de 300m a diferença em relação ao topo do Planalto. Apresenta elevações residuais que podem ultrapassar 1.100m de altitude.
O solo predominante no setor sudoeste é o latossolo vermelho-escuro. O podizólico vermelho-amarelo eutrófico e o latossolo vermelho-amarelo distrófico prevalecem mais ao centro, onde, em menor extensão, encontra-se o cambissolo eutrófico .

PEDIPLANO SERTANEJO - Encontra-se na Região da Depressão Sertaneja no Domínio das Depressões Interplanálticas. Identifica-se, em grande parte, com a área do chamado sertão. O Pediplano Sertanejo situa-se a oeste da Região Sudoeste, é uma superfície deprimida, cercada por relevos planálticos. A altitude varia em geral de 240 a 600m, podendo apresentar pontos mais elevados.
Seu solo, predominantemente, é o podzólico vermelho-amarelo eutrófico, seguido do latossolo vermelho-amarelo distrófico e do latossolo vermelho-escuro. Existem pequenas manchas espaçadas de cambissolo eutrófico e até de solos litólicos eutróficos.

PEDIPLANO DO ALTO RIO PARDO – Encontra-se na Região da Serra do Espinhaço no Domínio dos Planaltos em Estrutura Dobradas. Constitui uma estreita faixa de relevos elevados e montanhosos, situa-se a sudoeste da Região Sudoeste, separa o Planalto dos Geraizinhos dos Patamares do Médio Rio de Contas, encontra-se em altitude que variam de 500 a 900 m e é composta por pequenos setores de aplainamento formado por afloramento de rochas mais resistentes.
Quase metade da unidade é formada por solo podzólico vermelho-amarelo eutrófico. O latossolo vermelho-amarelo álico ocupa a outra metade oriental e, mais ao sul. A noroeste, uma pequena proporção correspondente a solos litólicos distróficos separa os dois solos predominantes.

PIEMONTE ORIENTAL DO PLANALTO ORIENTAL DO PLANALTO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – Encontra-se na Região do Planalto Rejuvenescido do Domínio dos Planaltos Cristalinos, estende-se a leste e sudeste do setor dos Planaltos dos Geraizinhos, com altimetria que varia em trechos reduzidos. A altitude pode variar de 200m nos fundos dos vales a quase 1.100m nos topos mais elevados. É constituído por colinas e morros.
O solo predominante na área é o podzólico vermelho-amarelo eutrófico e, complementarmente, o latossolo vermelho-amarelo álico que se distribui em pequenas manchas espaçadas.


DEPRESSÃO DE ITABUNA-ITAPETINGA - Encontra-se na Região da Depressão do Sudoeste baiano no Domínio das Depressões Interplanálticas. Localiza-se a sudeste da Região, caracteriza-se por um modelado de aplanamento integrado por um pediplano bastante dissecado. Corresponde à área rebaixada, com altitudes que variam de 200 a 400m e apresenta serras com 600m.
A faixa oriental da unidade, em sua quase totalidade, é composta por solo brunizém avermelhado. O podzólico vermelho-amarelo eutrófico ocupa grande parte do restante da Depressão. Pequenas áreas de podzólico vermelho-amarelo distrófico, latossolo vermelho-amarelo álico e latossolo vermelho- amarelo distrófico estão distribuídas em uma faixa contínua.


SERRAS E MACIÇOS PRÉ-LITORÂNEOS – Encontra-se na Região do Planalto Rebaixado, do Domínio dos Planaltos Cristalinos. Encontram-se distribuídos no leste da Região Sudoeste, com altitudes que variam de 100m nos trechos mais rebaixados que são formados por vales originados da acumulação e 800m nos topos residuais.
O brunizém avermelhado é o solo predominante tanto na faixa oriental quanto na porção central da unidade. As demais áreas são constituídas por podzólico vermelho- amarelo eutrófico.




3 comentários:

Unknown disse...

Seu blog está muito interessante Verinha.
Beijos e fique com Deus

Unknown disse...

este blog.estar muito interessante.minha amiga.um abraço. tem algumas cidades importante da regiao. meus parabens.beijossss

Unknown disse...

este blog.estar muito interessante.minha amiga.um abraço. tem algumas cidades importante da regiao. meus parabens.beijossss